DMED: o que é, por que e como fazer?

A Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) existe desde 2009 e deve ser realizada anualmente por todos os profissionais da saúde que prestam serviços e atendimentos como pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica. Mas apesar do processo ser obrigatório, ainda gera muitas dúvidas entre os atuantes da área, e por isso, pensando sempre em descomplicar a sua vida, a Desaperta preparou um manual completo sobre o assunto para explicar em detalhes como fazer a sua declaração. 

Continue lendo “DMED: o que é, por que e como fazer?”

Secretária: qual a importância dessa profissional em consultório?

Contratar uma secretária é uma das tarefas mais importantes para que a gestão da sua clínica ou consultório médico funcione corretamente. E se você ainda está em dúvida se deve investir ou não nessa profissional, hoje a Desaperta vai te explicar as vantagens de ter uma assistente no seu estabelecimento de saúde e como ela pode melhorar o seu trabalho e a sua relação com os pacientes.

Continue lendo “Secretária: qual a importância dessa profissional em consultório?”

CNES: o que é e qual o seu objetivo nos consultórios médicos

O sonho de todo médico é montar o seu próprio espaço para atender os pacientes com o conforto e a estrutura necessária. E no meio de tantas burocracias que não podem ser esquecidas na abertura de uma clínica médica, o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES nem sempre leva a prioridade e acaba sendo deixado para depois — o que pode ser um grande problema.

Continue lendo “CNES: o que é e qual o seu objetivo nos consultórios médicos”