Redes Sociais para médicos: como usar para divulgar os serviços e atrair pacientes

Depois de anos de faculdade e de especialização na área da saúde, que tal adicionar algumas ferramentas digitais para impulsionar a sua carreira? Sim, estamos falando das redes sociais. Portanto, se você é médico(a) e quer aprender a usar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp para atrair pacientes e divulgar os seus serviços, chegou ao lugar certo. Neste guia prático criado pela Desaperta, você entenderá como a internet pode te ajudar a dobrar os atendimentos.

Já falamos aqui no blog que as técnicas mais eficazes de marketing médico estão todas online — e que elas vão muito além de banners e da criação de sites empresariais. Com o avanço da tecnologia e o surgimento das mídias digitais, a interação com o público-alvo se tornou fundamental para converter um seguidor em visita garantida na sua clínica ou no seu consultório médico.

Além disso, para profissionais recém-formados a internet é uma ótima oportunidade de ganhar notoriedade, autoridade no assunto e atingir muito mais pessoas sem precisar investir nada — afinal, as plataformas são gratuitas e a criação de conteúdo exige apenas dedicação. O resultado? Mais chance de fazer uma lista de pacientes fiéis logo nos primeiros meses de atuação.

Mas antes de iniciar as postagens, é importante que você entenda a fundo como os médicos devem usar as redes sociais corretamente para fazerem o seu negócio crescer. Pensando nisso, este manual traz dicas práticas que você pode começar a aplicar hoje mesmo. Confira!

3 melhores redes sociais para médicos e como usá-las

Atualmente existem dezenas de redes sociais, e cada uma possui uma finalidade diferente. No entanto, aqui falaremos sobre as três mais populares e que são ótimas para profissionais da saúde que desejam promover o seu trabalho online. São elas:

1. Facebook

O Facebook já é o queridinho há anos e a cada dia novas ferramentas são implementadas para que além dos usuários comuns, as empresas possam usar a rede social para captar clientes, divulgar os seus serviços e estreitar as relações com o público-alvo.

Lá é possível criar uma página comercial para a sua clínica ou consultório médico, deixando disponível um chat para que os possíveis pacientes tirem dúvidas sobre o preço das consultas, horários de funcionamento, convênios que são aceitos e exames que são realizados no local. 

Além disso, o Facebook permite ainda: 

  • Criação de grupos fechados: um local onde pode-se trocar informações sobre a sua área de atuação, por exemplo;
  • Avaliação do seu atendimento: os pacientes podem dar notas e deixar feedbacks — que quando positivos, com certeza atraem novos interessados; 
  • Elaboração de anúncios pagos e do patrocínio de conteúdos: pagando uma determinada quantia, é possível veicular e segmentar posts para alcançar — de forma 100% certeira — pessoas que estejam procurando uma determinada área médica para se consultar.

2. Instagram

O Instagram, uma das redes sociais mais acessadas atualmente, há pouco mais um ano lançou a alternativa de conta comercial — assim como as páginas empresariais que já existiam no Facebook. Nela o administrador do perfil consegue ter dados específicos sobre o número de visitas recebidas em seu espaço, além das impressões e alcances de cada publicação.

Essa é uma ótima ferramenta para deixar registrado a rotina do seu trabalho, os eventos e palestras que estiver participando, além de responder dúvidas comuns e dar dicas de saúde para os seguidores. Você pode fazer isso através de postagens diárias no feed ou via Stories — que são vídeos de 15 segundos que duram apenas 24 horas e não precisam de edição.

Vale frisar que a plataforma também permite a criação de anúncios pagos, que aparecerão para pessoas que já demonstraram, alguma vez, interesse no seu tipo de serviço ou na sua especialidade médica.

3. WhatsApp

O WhatsApp é uma rede social com foco na troca de mensagens instantâneas e no compartilhamento de arquivos, como fotos, áudios e documentos. E você sabia que na área da saúde o impacto dessa plataforma é muito grande? Pois é, hoje em dia os pacientes sentem-se mais seguros quando o seu médico disponibiliza um número para que possam tirar eventuais dúvidas após as consultas e até mesmo para recorrer em casos de emergência.

A conta comercial também está disponível para o WhatsApp e facilita processos de agendamento, confirmação, cancelamento e encaixes. Ou seja, o trabalho da sua secretária fica mais prático e, consequentemente, o seu expediente e a sua agenda totalmente otimizados.

Com as redes sociais você realiza estratégias de marketing para atrair pacientes e ainda gerencia muito melhor os seus atendimentos. Quer coisa melhor? 

E é claro que a tecnologia é sua aliada também na hora de encontrar o lugar ideal para montar uma clínica ou consultório médico. Na Desaperta você pode anunciar ou alugar espaços já mobiliados e equipados, tudo feito online e sem burocracias.

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